terça-feira, 19 de junho de 2018

Ingredientes básicos

Para aqueles que nāo estāo muito familiarizados com a comida japonesa podem ter dúvidas quanto aos ingredientes básicos para começar a se aventurar na culinária japonesa, entāo vou citar aqui alguns dos ingredientes que vocês precisam ter em māos para quase todas as receitas.

Hoje em dia sāo facilmente encontrados em mercearias de produtos orientais, nas banquinhas orientais dos mercados municipais, no bairro da Liberdade (para aqueles que sāo ou vêm a Sāo Paulo) ou para pedir pela Internet.

Vamos aos ingredientes, espero que esta postagem os ajude e que vocês gostem.


1. Sake Mirin ou chamado somente de Mirin

Este tipo de sake é utilizado basicamente para temperar, ele é bem doce e denso, os japoneses o utilizam para tirar o cheiro forte de carne de porco ou de peixes e também é o que dá um toque adocicado bem típico de comida asiática, ele é por exemplo essencial para o famoso molho teriaki, mas sempre o utilizam para fazer um temperinho de marinado nas carnes e peixes.

2. Vinagre de arroz

Vinagre é usado em qualquer culinária para dar aquela acidez juntamente com frutas cítricas, na culinária japonesa, este vinagre é indispensável para dar o agridoce do arroz no sushi. No Japāo há diferentes tipos deste tipo de vinagre para ser misturado a diferentes receitas com variados graus de acidez, mas qualquer vinagre de arroz que você encontrar poderá ser utilizado.

3. Shoyu

Quando se fala em comida japonesa, sempre se pensa no shoyu. Os ocidentais nāo comem sushi e sashimi sem dar aquela bela mergulhada no molho de soja antes de saboreá-los, no entanto, o shoyu japonês tem um gosto bem diferente do molho produzido no Brasil. Ele é utilizado em uma infinidade de receitas, saborizá-lo com kombus e outros temperos.

4. Missô

O missô é uma pasta de grāos (soja, grāo de bico, feijāo, etc) fermentada utilizada para temperar e para fazer a famosa sopa missoshiru.

5. Karachi

Este tempero dá um amargo e apimentado muito delicioso bem similar à mostarda.

6. Wasabi

Aquela pastinha verde feita através de uma raiz e misturada com mostarda. Pode ser utilizado a raiz e raspar para obter uma pasta pura.



Um comentário:

Anônimo disse...

Otima postagem.